Deus faz tudo com o nada que a gente tem



Durante o meu devocional de ontem, 31 de agosto de 2022, li a passagem d’O Milagre do Azeite, em 2 Reis 4:1-7, e ela falou tanto comigo que eu preciso compartilhar tudo o que o Espírito Santo ministrou no meu coração. Nela, uma mulher, viúva de um homem temente a Deus, está prestes a ter seus dois filhos levados como escravos e vai pedir ajuda a Eliseu. Eliseu era um profeta e, naquele tempo, eram os profetas quem as pessoas buscavam para ouvir a voz de Deus. E aqui eu já tive meu primeiro aprendizado: ela soube pedir ajuda à pessoa certa. Após encontrá-lo e contar o seu problema ele pergunta “Diga-me, o que você tem em casa?”, e ela responde “Tua serva não tem nada, além de uma vasilha de azeite”. Então, Eliseu orienta a moça a pedir vasilhas a seus vizinhos, o máximo que conseguir, e encher cada uma com o azeite que tem. A mulher ouviu e obedeceu. Ela não pensou que não teria azeite suficiente para encher tantas vasilhas. Ela apenas agiu. E encheu uma, duas, várias. Foi necessário confiança e constância para concluir a tarefa. Ela acreditou que aquela ação lhe traria bons resultados.

A certa altura, terminou de encher uma vasilha e buscou pela próxima, mas elas tinham acabado. Naquele momento o azeite que tinha também parou de escorrer. Isso nos mostra o quanto Deus é bom e cuidadoso, e provê conforme conseguimos receber. Se a mulher tivesse mais vasilhas, o azeite continuaria escorrendo, mas, no instante em que as vasilhas acabaram, Deus, em sua infinita sabedoria, também findou o azeite, pois, caso contrário, ela não teria como administrá-lo e aquilo que era bênção se transformaria em um grande tormento.

Quando a mulher percebeu que tinha cumprido as instruções de Eliseu, voltou ao homem para saber o que faria com todo aquele azeite. Ele, então, disse: “Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”.

Não é incrível quando o Senhor abre os nossos olhos para saídas que estavam ali o tempo todo, mas não conseguíamos ver? Sim, muitas vezes a porta que pedimos a Deus para ser aberta já está escancarada só esperando a gente entrar, mas o desespero, a angústia e a falta de confiança nos impedem de enxergar o óbvio. Então, aqui vai um lembrete, para mim e para você:

Toda vez que estiver vivendo algo que parece ser o fim do mundo,
lembre que o recomeço pode estar a um passo de você.

A essa altura do devocional eu já estava com um caderno aberto, dividindo a página em duas colunas e respondendo para mim mesma as seguintes perguntas: “o que eu tenho?” e “o que posso fazer com o que eu tenho?”. Foi libertador e eu aconselho que você faça também! E não se prenda ao fato de serem coisas “pequenas” e que parecem não ser suficientes para aquilo que você quer, porque o nosso Deus é capaz de fazer tudo com o nada que a gente tem.

Eu sempre ouvi aquela frase “comece com o que você tem”, mas não imaginava que era um ensinamento bíblico, fruto de um milagre! Eu não sei qual a sua história e por qual milagre você espera hoje, mas se você está lendo até aqui, é exatamente essa mensagem que eu te deixo: comece com o que você tem! Apenas comece. Veja, o milagre do azeite não teria acontecido se a mulher não tivesse agido. Ela teria continuado com uma vasilha de azeite e milhares de problemas.

Qual versão dessa história você quer viver? Eu escolho o milagre.

0 Comentários