Deus tem um plano



 “‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro’”. (Jeremias 29:11)


Deus tem um plano para cada um de nós. Ele já viu o nosso futuro e sabe exatamente para onde quer nos levar. Conhece todo o caminho, cada degrau que vamos subir, cada pedra que vai tentar nos parar e cada falsa linha de chegada, mas está disposto a segurar nossa mão e nos conduzir em segurança, a gente só precisa deixar. 


Quando digo que Deus tem um plano, não quer dizer que existe uma história escrita, finalizada e inalterável. Quer dizer que existe uma história escrita e finalizada (por Deus), existem infinitas possibilidades criadas pelo mundo, e existe nós, quem teremos que optar diariamente qual história queremos viver: a escrita pelo Pai ou a escrita por nós. O fato de Deus ter sonhos grandiosos guardados para nós não é garantia de que vamos vivê-los, apenas que eles existem, mas só serão acessados se decidirmos por isso.


O Senhor é um cavalheiro e não nos forçaria a viver a Sua vontade. Prova disso é o "livre arbítrio", um "poder" deixado por Ele para que vivamos conforme nossas escolhas, sejam elas benéficas ou prejudiciais. 


Explicar os planos de Deus e o seu cumprimento é como explicar os planos de um pai para um filho. Quando um homem descobre que será pai começa a planejar toda a vida de seu filho: para qual time vai torcer, em qual escola vai estudar, as viagens que vão fazer, os idiomas que precisa aprender, quais esportes vai praticar, para quais universidades vai prestar vestibular e por aí vai. Tudo pensado para que tenha uma vida feliz e com o mínimo de sofrimento possível. Mas, o fato de um pai fazer planos quer dizer que todos esses planos vão se cumprir? Não. Porque o filho cresce e ganha autonomia para tomar suas próprias decisões. É a mesma coisa com Deus. Ele tem planos perfeitos para nós, mas cabe a nós escolher vivê-los.


0 Comentários